mulher sentada no sofá com dores na coluna

Dores na Coluna

O que dói na coluna?

De todas as estruturas que compõem a coluna: ossos, discos, músculos, nervos, todas podem apresentar alterações dolorosas isoladamente ou em associação.

Há várias condições que afetam a coluna, causando dor. Condições degenerativas, inflamatórias, infecciosas, traumáticas, tumorais e reumatológicas.

Atualmente, as causas posturais estão amplamente relacionadas às dores em coluna cervical e as ditas causas mecânicas estando relacionadas a dor no segmento lombar.

Muito presentes no aparecimento das dores, figuram a obesidade e o sedentarismo.

O que é hérnia de disco?

Os discos que se encontram entre as vértebras podem sofrer deslocamentos que causam compressão das raízes nervosas, situação que costuma ser bastante dolorosa.

As hérnias de disco são condições que, com muita frequência, causam dores na coluna, nos braços e nas pernas. Boa parte das hérnias necessitam de tratamento cirúrgico, e a indicação depende dos achados em exames de imagem e do grau de limitação do paciente.

Como tratar as dores na coluna?

Temos à disposição um amplo arsenal quando pensamos em medicação para dor. De analgésicos para uso esporádico a medicações de uso contínuo, temos diversas opções que devemos individualizar para cada paciente.

Há também os casos que demandam outras medidas, como infiltrações, bloqueios anestésicos e tratamentos cirúrgicos. Uma vez mais, tratamentos sempre individualizados, de acordo com a patologia, necessidade e condições do paciente.

Quem trata ou tratou dores na coluna pode praticar atividades físicas?

Embora as doenças que causam doença na coluna possam ser muito incapacitantes durante o seu curso, o objetivo do tratamento, qualquer que seja ele, é a recuperação funcional do paciente. Ou seja, que ele possa retornar às suas atividades o mais próximo possível da normalidade.

E mais, atividades físicas como fisioterapia motora, exercícios funcionais, Pilates, RPG, musculação, natação etc. auxiliam na recuperação.

Com a melhora da massa muscular e consequentemente da força, com a melhora da estabilidade e da mobilidade da coluna, além da promoção de uma recuperação mais rápida, atinge-se um interessante grau de prevenção às degenerações precoces da coluna e das situações que voltem a provocar dor.

Portanto, uma rotina de atividades físicas, com supervisão adequada, torna-se grande aliada tanto no tratamento como na prevenção das dores na coluna.

Como é a estrutura da coluna vertebral?

A coluna vertebral é composta por uma cadeia de ossos perfilados, chamadas vértebras. E, anatomicamente, é dividida em segmento cervical, composto por 7 vértebras; segmento dorsal (ou torácico), composto por 12 vértebras; e o segmento lombar, composto por 5 vértebras.

As vértebras se articulam entre si tendo uma estrutura que as separa, o disco intervertebral, que além de permitir a mobilidade, ou seja, a movimentação da coluna, funcionam como verdadeiros amortecedores, dissipando as cargas e o impacto que a coluna sofre nas mais diversas atividades.

Além dos ossos e discos, compõem a estrutura da coluna uma complexa rede de músculos e ligamentos, que também auxiliam na sua mobilidade e mantêm sua estabilidade.

E com todas as funções de movimento, postura e estabilidade do corpo, a coluna vertebral ainda é responsável por conter e proteger uma estrutura do sistema nervoso central, a medula vertebral. A medula é o órgão que transmite as mais variadas informações do corpo ao cérebro, e os comandos do cérebro aos braços e pernas. A coluna ainda comporta as raízes de todos os nervos dos braços e das pernas.

Imagem de stefamerpik em Freepik